sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cartas sobre PPD/PSD para Dr. Jorge Paz Rodrigues - 2008-04-23

João Pessoa, Paraíba, Brasil aos 23 dias de Abril de 2008-04-23


Caro Amigo
Dr. Jorge Paz Rodrigues

Foi com agrado que recebi mais uma das suas missivas, num momento de transição do PPD/PSD, e em que pude constatar, entre outras não menos importantes, a presença da resposta do meu prezado amigo Nuno Reboucho.

Nuno é uma figura mítica pela sua total frontalidade e irreverência, e é realmente com muito agrado que recebo noticias dele, mesmo que por esta via, ao mesmo tempo, que á poucos dias me chegaram noticias de Fernando Nogueira, para atualizar a minha informação recente, dizer que continua ligado ao BCP, mas desta feita já em Angola.

É, o Nuno Reboucho, para mim um daqueles indivíduos com que a história incontornável da Social Democracia de Portugal, terá que contar sempre. É também alguém com quem tive o raro prazer de poder privar alguns bons momentos, e de que destaco, por que nunca mais poderei esquecer; uma boa noitada no decorrer do famoso Congresso do Porto, nos anos 90, onde nos deliciamos com um magnífico e inesquecível jantar de arroz de feijão e um magnífico peixe frito, na zona da Ribeira do Porto, acompanhado de uma boa noite de conversa política.

Deixando a gastronomia e falando agora de política, e do PPD/PSD, dizer que realmente a Drª Manuela Ferreira Leite, é o máximo possível a que o partido pode aspirar, no atual momento, e bem melhor do que um mais do que aguardado e temeroso ressuscitar de Filipe Menezes, armado em Messias, a caminho dos céus...

Longe de querer por alguma forma limitar a pluralidade de opiniões, sinto, no entanto; como preocupante, no entanto, que surjam candidatos vindos do fundo do baú das relíquias, armados em jovens promessas como Pedro Passos Coelho, um profissional da política que representa para mim, o que de pior a JSD deixou á juventude de Portugal, e sem duvida o mais responsável coveiro da JSD ativa e batalhadora auxiliar do partido, até então.

Foi com ele (PPC) que a JSD se tornou burguesa, e fabricante em serie de profissionais da política, que mais nada sabem fazer na, e da vida, e não foi á falta de aviso meu para com o meu ilustre padrinho e amigo Carlos Miguel Coelho, de que isso; iria ocorrer, tal como infelizmente veio a poder ser constatado por todos, e por isso sempre me manifestei firme e frontalmente contra aquilo que esse cavalheiro representava, e que ainda hoje representa para o ideário verdadeiramente social democrata. Diria mais, esse cavalheiro não se representa mais do que a ele próprio; e a um grupo de oportunistas, que de vez em quando se querem infiltrar em grupos que os possam elevar a alguns postos de mitigação do poder, infelizmente não é só ele, mas muitos dos que o rodeiam, e que são bem conhecidos nas lides, bastando tão somente olhar, para perceber onde estão e para onde se vão agora movimentar.

Agora surge também um Dr. Neto da Silva que fala de cátedra sobre tudo menos sobre o país real, aquele Portugal para o qual o PPD/PSD tem que falar desde já e, sobretudo; olhar olhos nos olhos, no dia seguinte á eleição do novo líder, e que necessita de apresentar a todos os portugueses, sem exceção, idéias e projetos concretos para solucionar os problemas reais de Portugal.

Sem duvida que das mais variadas formas, vamos dar a contribuição critica e construtiva, para que Portugal não fique e permaneça na margem de preocupação em que esta hoje. Ou que viva de acordo com os gostos de Bruxelas, mesmo que um militante do PPD/PSD por lá esteja sentado na presidência da Comissão Européia.

Aquilo, por exemplo, a que assistimos com a aprovação acobardada, do Tratado de Lisboa, sem direito á realização de um referendo nacional, é já um muito mau prenuncio de um PPD/PSD a reboque tanto do governo de Sócrates, como aos sinais de Bruxelas, ou ás conveniências de Belém, mesmo que Cavaco lá esteja sentado. E o PPD/PSD não se pode deixar prostituir a tal ponto que perca aquilo que sempre foi uma sua característica: a firmeza nas suas posições, defendendo o direito a que cada português seja realmente um português, e não um simples número entre milhões de nacionais, ou europeus.

Não quero repetir o meu bom amigo Nuno Reboucho, mas na verdade muitas das coisas que vão acontecendo em Portugal, mais parecem dignas de uma ‘cafraria’ ao seu pior estilo.

Como pode o PPD/PSD ter um Deputado que o representa na AR, e que ao mesmo tempo em que investiga a banca nacional, é assalariado de um banco, que ainda por cima esta a ser investigado, pela própria comissão que esse Deputado coordena. Isto é no mínimo promiscuidade, para não lhe chamar corrupção descarada, pois que a duvida nos procedimentos, e decisões fica sempre indelevelmente lançada no ar, e o PPD/PSD é que sai mais enfarruscado de tudo isso, pois os Deputados passam e o Partido fica.

Como pode o PPD/PSD ter Autarcas como; um Vereador no Barreiro, que esquecem os projetos do partido e embarcam de uma forma descarada na gestão comunista, em troca de lugares, e de um emprego de Vereador, e em algumas entidades municipais, porque nada mais sabem fazer da vida, ainda por cima este homem é Presidente da Distrital de Setúbal. Que imagem de transparência e seriedade pode o partido transmitir desta forma para os eleitores?

Que oposição credível pode um partido fazer perante isto?

São estas pequenas coisas, entre muitas outras que infelizmente hoje são a imagem de marca do Partido, que o PPD/PSD vai ter que mudar no seu comportamento, no mais curto espaço de tempo, para poder voltar a ser credível e respeitado pelo eleitorado, a tempo ainda de evitar um grande desastre em 2009.

Um partido não pode ser a imagem de espelho do partido no governo a que quer fazer oposição, tipo Narciso, porque dessa forma será igual, ou pior do que o próprio partido do governo, e jamais recebe a confiança do eleitorado para ser governo, e para poder apresentar algo de diferente.

Lembrar que o PPD/PSD foi realmente respeitado com Francisco Sá Carneiro, precisamente porque era diferente dos demais.

Lembrar que o Partido mesmo sem ser poder, foi realmente respeitado por ter outros lideres com alma e coragem de não se juntar ao que parecia mais fácil em cada momento, de Portugal, lembro só por exemplo, Mota Pinto.

Lembrar que o PPD/PSD foi realmente respeitado com Aníbal Cavaco Silva, precisamente porque era diferente dos demais, e ele como líder soube arriscar ser bem diferente, até quando apostou em Freitas do Amaral contra tudo e contra todos.

A partir do momento em que o PPD/PSD quis deixar de ser deferente, e não mais do que os demais partidos, virou o saco de gatos em que está transformado hoje. Obviamente que o ser diferente não significa embarcar no populismo de Santana Lopes, que em nada tinha, ou tem que ver com o PPD/PSD e a sua matriz ideológica.

Foi precisamente por causa do inicio desse saco de gatos, que eu um dia entreguei o meu cartão de militante.

Esperemos que algo mude, para que nada fique na mesma, e se possa olhar para o futuro com outros olhos.

A esperança é a ultima coisa a morrer, mas que vai dar trabalho a transformar essa esperança em realidade, isso vai.

Mas nada é impossível, meu Caro Amigo Jorge Paz Rodrigues.

Um forte abraço com o calor dos trópicos do nordeste brasileiro.

João Massapina

Nenhum comentário: