quarta-feira, 6 de junho de 2007

1ª PARTE - ENTREVISTA DADA À JORNALISTA FÁTIMA BRINCA - RUBRICA "NA BERLINDA"

Sumula da entrevista dada à Jornalista Fátima Brinca em 1989, quando exercia as funções de Presidente da Comissão Politica Concelhia do Barreiro da J.S.D., e simultaneamente desempenhava o cargo de Vogal nas Comissões Politicas Distritais de Setúbal do P.S.D. e da J.S.D., acumuladas com a Coordenação de Campanhas Eleitorais e do Sector de Organização e Implantação da J.S.D. Distrital, bem como o "Juventude Livre" Orgão Oficial da J.S.D. do Distrito de Setúbal.

APRESENTAÇÃO:

João Massapina, 27 anos, Capricorniano de Signo, casado, ela é Escorpião, Presidente da Comissão Politica Concelhia do Barreiro da Juventude Social Democrata, 1987/1988 - 1988/1989, membro da Distrital de Setúbal da Juventude Social Democrata, 1988/1989, membro por inerência da Distrital de Setúbal do Partido Social Democrata, 1988/1989, Conselheiro Distrital da Juventude Social Democrata, e do Partido Social Democrata, um dos Responsáveis Distritais da Campanha Legislátivas/87, membro da Comissão Politica Concelhia do Barreiro do Partido Social Democrata por inerência de Março de 1989 até Outubro de 1988, altura em que se demitiu por discordar da orientação politica que estava a ser seguida no momento e com a qual decidiu não pactuar, tudo isto entre outros cargos que ocupa em Cooperativas e Associações de indole Social e Cultural, nomeadamente na Comunicação Social.

PREFERENCIAS:

Animais, Gato, Paises, França e Italia, Cores o verde eo laranja, numero o 13, comidas a tradicional portuguesa e a italiana, Vinhos Dão Terras Altas de 1982, tinto, bebidas preferidas o Champagne o Martini a Cerveja e o Whiski, dependendo do momento mas não é consumidor compulsivo, quanto a vestuário assume que detesta comprar roupa e não se preocupa com o vestuário sendo a sua esposa a responsável por essa área.
Quanto a Desporto prefere o Automobilismo, o Xadrez de que já foi praticante federado, e inclusivamente chegou a campeão por equipas juniores, e quando ainda tem tempo ainda movimenta umas peças, e também o Atletismo de que também foi praticante federado nas especialidades de salto com vara e velocidade nos 50 metros, 100 metros e 200 metros, bem como o futebol, mas no momento e quando existe algum tempo pratica Montanhismo.
Em termos de Clubismo, o Sporting Clube de Portugal e a Juventus de Turim são os seus clubes do coração e de paixão, e como jogadores de futebol preferidos na actualidade aponta dois futebolistas; Platini e Gentil, mas realmente o seu idolo desportivo é Ayrton Senna da Silva.
Quanto a musica não dispensa escutar tudo dos Pink Floyd, além de boa musica Francesa e moderna Portuguesa, a nivel de cinema destaca alguns dos seus filmes preferidos como Casablanca, Voando Sobre um Ninho de Cucos, Reeds e Ran - Os Senhores da Guerra, como Realizadores aponta Steven Spielberg, Jean Renoir, Francis Ford Copola e Akira Kurosawa, e como actores diz que os maiores vivos são para ele na actualidade Jack Nicholson e Robert de Niro, mas destaca também outros actores que lhe enchem ou encheram as medidas como António Silva e Sidney Poitier, e quanto a Actrizes destaca como a sua preferida Meryl Streep, mas aponta ainda Angelica Huston e Shirley Maclaine. É bom recordar que este jovem já foi nosso colega na Comunicação Social, e iniciou a sua carreira precisamente como critico cinematografico, é um verdadeiro megalomano, pois assume que chegava a vêr 3 ou 4 filmes por dia nos diversos Cinemas de Lisboa, por gosto e também para se conseguir manter perfeitamente actualizado em relação ás novidades da 7ª arte.
Ainda dentro da cultura é também um leitor compulsivo, e destaca como seus autores preferidos Frederico Nietzsche, Jean-Jacques Rousseau, Roberto J. Sternberg, Jean-Paul Sartre, Emilio Zola e Jean François Revel.

Antes de entrar na parte do nosso pergunta responde, ainda indagámos na politica quem eram os seus referenciais, no fundo os seus actores politicos preferidos, e não se fez rogado afirmando que John Fitzgerald Kennedy, Martin Luther King, M. Gandi e em especial Francisco Sá Carneiro são alguns dos seus referenciais ideologicos.

ANALISE DA PALAVRA:

CRISTO - Respeito os ideias de todos os seguidores da fé Cristã, mas pelas mesmas razões, e outras, porque não sou Comunista também não creio em qualquer forma de religião ou culto.
Existem demasiados dogmas para a minha consepção de natural para acreditar em factos para além do conhecimento cientifico do principio das coisas. Não sou Pagão nem me assumo como Naturista mas gosto muito da natureza, sobretudo do Mar, adoro o Mar, talvez seja um "Marista" uma nova forma de culto, quem sabe?
Na realidade assumo a minha condiução de Ateu militante!

COMUNISMO - Doutrina politica cheia de dogmas e virada para um feudalismo interno muito perigoso pois torna as mentes abstractas a tudo o resto e vincadamente vidradas por um unico ideal utopico e no fundo com muito pouco de colectivista e muito de individualismo encapuçado por "proletariado".
Não suporto dogmatismos, sou bastante realista, por isso nunca poderia ser Comunista, o meu ideal de sociedade é totalmente diferente.

FREITAS DO AMARAL - Politico sempre 2ª linha, mas bastante inteligente só que precipitado quando se trata de entrar na área conclusiva. Um bom pensador mas um mau executor. Tem carisma mas não para lider partidário e sim para pregador pois nota-se bastante a influencia do seminário na sua formação doutrinária. Acho que deveria dár um bom Presidente da Assembleia da Republica.

ALVARO CUNHAL - Politico caduco, lider de um partido desagregado e pejado de bolor interno. Tem carisma e convicção, somente já esgotou a cassete e não tem novos ideais, se é que algum dia os teve em termos populares como afirma. É politico, mas por certo as altas esferas do comunismo mundial vão tratar de o susbstituir antes do próximo Congresso, tal como tem feito em situaçõs analogas noutros Países, pois o Cumunismo está a preparar novos caminhos.

JORGE SAMPAIO - Lider jovem de um Partido velho. Ainda não é o lider procurado para o P.S., este Partido continua a só ter um lider tudo o resto são fugachos de circunstancia. Radicalizar o P.S. mais à esquerda é uma solução para tentar esvaziar o P.R.D. e o P.C.P. bipolarizando ainda mais a vida politica, esta é por certo a sua ideia.
Pelo menos tem uma virtude é idealista e se outras virtudes não tiver tem sonhos que com a sua caracteristica de lutador pode algum dia concretizar, mas fora do P.S. pois o seu espaço ideologico vai para além do Partido onde actualmente milita.
Quando é o próximo Congresso do P.S.?

MARIO SOARES - Se ele se recandidatar à Presidencia; Ganha!
De qualquer forma em relação a ele sofro de total orfandade politica caso se recandidate. Nunca gostei da sua forma de fazer politica e para mim é um politico "maquiavelico" e com muita sorte, e alguns acontecimentos algo estranhos ainda totalmente por esplicar, ao longo da sua carreira.
O cinismo é a sua melhor arma e a astucia a sua virtude. Um politico nato para o tipo de politica que faz.

CARLOS MIGUEL COELHO - Antes de ser lider da J.S.D. é um Amigo, e o meu Padrinho de casamento. Tem um projecto concreto para a Juventude de Portugal. estou na sua equipa não por seguidismo mas por verificar que neste momento é a melhor solução para a J.S.D..
No Congresso coloquei em risco o meu futuro politico na J.S.D. para atacar os oportunistas de ocasião e defender um projecto concreto para a juventude do meu País.
Um lider da maior Organização Politica de Juventude em Portugal, que está no seu tempo de ser lider.
Uma inconfidencia: acho que ele tem todas as caracteristicas para um dia, após criar raizes e curriculum poder vir a ser Presidente da Assembleia da Republica, pois tem todo o prefil pessoal para isso, e esse é o seu grande sonho politico.

GORBATCHOV - Politico com ideias arejadas. Tem muitos inimigos no horizonte da sua politica (comunismo moderno). Tem um grande trabalho pela frente, tirar a U.R.S.S. do 3º Mundismo social onde tem andado.
Mundialmente tem procurado colaborar, mas só o futuro trara a resposta para as suas promessas de desanuviamento internacional. Menos dogmático que os lideres sovieticos anteriores.

CAVACO SILVA - Cada lider tem o seu tempo e cada tempo tem o seu lider!
Politico que joga sempre para ser primeiro, mas que por vezes não têm os melhores jogadores na sua "squadra". Lider do maior Partido Portugues, lider da maior maioria absoluta democrática de sempre (e unica até este momento) tem nas suas mãos o futuro deste país. Acredito na convicção das suas capacidades de dirigente e está no seu tempo de ser lider, é de prespectivar outras responsabilidades para o futuro.

1ª QUESTÃO RESPOSTA - Agitar o ambiente cultural do Concelho do Barreiro é o principal objectivo desta Exposição?

Em termos culturais não se pode continuar a fazer "caridadezinha", ou se faz ou não se faz. As derramas são a meu vêr uma das peças dessa caridade do faz que faz mas não faz. O facto de se minimizar a crise cultural é positivo, mas é mais importante criar obras de raiz do que fazer abortos aqui e ali, gastando as verbas provenientes dessas derramas em simples obras de fachada, sejam no sector cultural ou em outro qualquer.
É necessário mais empenhamento por parte de todas as estruturas interligadas neste importante sector.
Uma iniciativa deste genero faz-se apenas com simples contactos e muito pouco gasto monetário, quando se diz que a cultura é cara esquece-se um importante factor que é a imaginação e a criatividade.
Continua-se a fazer cultura para elites e a juventude detesta elites pois quando a cultura é movimentada por e para elites cheira a mofo.

2ª QUESTÃO RESPOSTA - Foram necessários muitos apoios para levar a efeito esta realização cultural?

Os apoios tem sido poucos, mas na verdade também não solicitámos muitos, e os poucos que foram solicitados tem tido até este momento uma resposta muito satisfatória.
Para além das Embaixadas de: Costa Rica, Argentina, Inglaterra, Canada, Africa do Sul, Cuba, Checoslováquia, Israel, Italia, Japão, Holanda, Austria, Noruega, Irlanda, França, Dinamarca, Brasil e Espanha que estão neste momento empenhadas na iniciativa com o envio do respectivo material de divulgação, também os Ministérios da Juventude e da Educação se empenharam em dar o seu contributo.
A Câmara Municipal do Barreiro respondeu positivamente à nossa solicitação da sala para exposições só que a data teve que ser alterada e neste momento aguardamos uma resposta que esperamos seja também positiva.
Não é todos os dias que alguém pretende oferecer gratuitamente uma manifestação cultural ao Concelho do Barreiro e estou certo que a Câmara Municipal do Barreiro entende perfeitamente isso.
Para além da Exposição vamos ter ainda uma serie de Palestras/Debate sobre a integração dos jovens na Europa e no Mundo, o Acesso ao Ensino Superior e questões sobre Associações de Estudantes do Ensino Secundário, que vão contar com a presença dos Adjuntos dos Senhores Ministros da Juventude e Educação para além dos Adidos Culturais das Embaixadas representadas e outras entidades ligadas ao sector de Juventude.

(Continua)

Nenhum comentário: