quarta-feira, 6 de junho de 2007

2ª Parte - ENTREVISTA DADA À JORNALISTA FÁTIMA BRINCA - RUBRICA "NA BERLINDA"

(... Continuação)

3ª QUESTÃO RESPOSTA - A zona do Barreiro tem uma tradição cultural e uma cultura politica muito própria, levar a efeito esta iniciativa pode ser entendido como alguma critica ás opções culturais actuais?

Levar a efeito estas iniciativas na zona do Barreiro tem muito a vêr com a nossa observação de que estamos perante uma zona carenciada culturalmente e por outro lado estamos inceridos numa uma zona cheia de problemas concretos para a juventude em vários sectores desde os tempos livres até à educação, desporto e outros, e exemplos são mais do que muitos, donde sobressai uma Escola Mendonça Furtado que é um verdadeiro atentado devido à sua decadencia em termos de instalações e segurança, a necessitar a muito curto prazo de uma substituição efectiva.
Os tempos livres dos jovens são ocupados de uma forma apática e sem grande variedade de ofertas com capacidade e dignidade social. Cada jovem é um potentado de poder criativo inovador, o importante é criar algo que o motive a participar realizando aquilo para que está mais vocacionado. Os jovens são geradores de futuro! Um futuro que tem que se começar a construir "ontem"!
Esta divulgação de realidades externas pode ser um despontar para outras realidades que podem ser concretizadas internamente. Pode ser um despontar de algo importante escondido nos seus espiritos criativos.

4ª QUESTÃO RESPOSTA - Como observam a importancia do movimento associativo e cultural a nivel local e nacional em relação ás realidades existentes um pouco por essa Europa fora?

O movimento associativo e cultural é uma peça muito importante em toda a Europa, em Portugal tem servido como escape e hoje perdeu toda a sua capacidade por não se moldar ás novas exigências que se tem operado na sociedade nos ultimos anos.
Tem que ser os jovens a impreender essas mudanças e essa recuperação em todo o movimento que tem estado estagnado, mas para isso é necessário dar-se-lhes liberdade com responsabilidade e proporcionar as condições minimas.
Hoje um responsável de qulaquer colectividade de cultura e recreio luta com falta de efectivos para levar por diante todo um trabalho de implantação, por outro lado nota-se cada vez mais uma tremenda falta de locais adequados para os jovens conviveram, trocarem ideias, construirem objectivos. No fundo preparar o futuro, este contraste entre colectividades/desertos e jovens/buscando espaço, é algo de muito preocupante na sociedade actual.
O animador cultural é uma pessoa a quem hoje é dada grande importancia, no entanto dentro de 5 anos será ainda mais importante e um vector fundamental para o desenvolvimento e de interligação entre colectividade/sociedade/individuos.
Esta pode ser uma solução a que a J.S.D. vai tentar dar a sua contribuição em termos de formação, e de exigencia junto dos máximos dirigentes nacionais do sector. Mas existem outras formas como por exemplo intensificar o numero de iniciativas como: exposições, coloquios, criar um maior número de participação jovem em jornais, rádios locais, associações, etc...
Só participando o jovem pode ter capacidade e direito de renvindicar algo de melhor para o seu futuro, não importa que o façam integrados na J.S.D., e isto ficou muito claro no nosso VIII Congresso, pois o mais importante é a sua participação efectiva seja na J.S.D., na J.C., ou na J.S. ou na J.C.P., eles tem é que participar, defendendo os seus direcitos, conquistar as suas garantias de um futuro melhor, para nós esta é a melhor prespectiva para a sua participação, constituir desta forma a verdadeira luta contra o imobilismo da sociedade neste capitulo.

5ª QUESTÃO RESPOSTA - A J.S.D é assumidamente a maior organização Politica de Juventude em Portugal neste momento. Essa realidade é mais visivel em termos de capacidade ou de numero?

A J.S.D. como maior Organização Politica de Juventude em Portugal é evidente que tem no seu seio um numero elevado de jovens, indeterminadamente das suas capacidades, mas obviamente a quantidade trás sempre atrás de si a qualidade, e a J.S.D. tem jovens com um nivel cultural acima da média, são aquilo que nós chamamos "os cabeças", mas estou certo que também outras Organizações Politicas de Juventude os têm, como também estou certo da capacidade geral de participação dos jovens em termos culturais quando incentivados a isso.

6ª QUESTÃO RESPOSTA - Como esta analisado o movimento cultural no Barreiro pela vossa Organização, temos visto muitas a nivel geral pelos diversos politicos locais muitas criticas e muito poucas soluções. A J.S.D. tem uma visão real a nivel cultural do Concelho?

O movimento cultural esta na verdade um POUCO/MUITO estagnado no concelho do Barreiro, e as culpas são amputadas a vários níveis e com vários responsáveis, mas se não se dinamizar cada vez mais o aparecimento de actividades então atinge-se o marasmo gearl e a morte total do movimento cultural.
São atribuidos subsidios, derramas, caridadezinha, a entidades que pouco ou nada fazem em pról da cultura. Ás vezes só porque tem um balcão para haviar uns "copos de três" e um terreiro para jogar à malha, obviamente um jogo tradicional portugues que muito respeitamos, mas são preteridas entidades ou grupos que tem dado provas de grande capacidade a nivel socio-cultural.
Dou-lhe dois exemplos entre tantos outros que poderiam ser dados: O Grupo Carnavalesco do Barreiro nunca recebeu o apoio que merecia, mas mesmo assim lutou por fazer alguma coisa. Agora segundo sabemos nem um pequeno apoio tem e resolveu dizer basta de indiferença, e Pum! Bateu com a porta! Resultado o Carnaval do Barreiro, mau ou bom já era!
A S.F.A.L. no Lavradio tem lutado por fazer obras de ampliação das suas instalações, da sua sede social, para posibilitar um maior numero de valencias nas actividades que já desenvolve e novas actividades, para servir os seus associados e a população em geral. E muito embora não esteja a solicitar verbas, não tem tido apoios para resolver os seus problemas. No entanto face à situação actual deve continuar à espera da solução do seu projecto que se encontra metido nas gavetas da Câmara Municipal à longo tempo, quero eu dizer à largos anos.
E essa mesma Colectividade continua a aguardar autorização para a abertura da sua esplanada no exterior, para funcionar durante o verão, mais um assunto emperrado nos corredores camarários!
O orçamento da C.M.B. para o Pelouro da Cultura é de 80 mil contos. Sabemos que não é muito, mas também sabemos que é suficiente para se fazer mais um pouco e melhor do que o que se está a fazer hoje em dia.
Quando surge um verdadeiro espaço para guardar o passado desta terra, um "Museu"?
Que apoio é dado à própria imagem desta terra; quando se deixa destruir património como o Mercado 1º de Maio e a Ilha do Parque Catarina Eufemia, para nascerem mamarrachos ou adulterar toda uma fachada do interior, já nem é bom falar dessas tristes realidades!
Pela Estação Ferroviária/Fluvial passam milhares de turistas todos os anos, e nem sequer um simples posto de turismo para informações ali é colocado.
Não se motiva o próprio comercio local para um apoio ao sector cultural, o Carnaval era um bom motivo para isso, etc, etc...
O movimento cultural está estagnado porque existe falta de capacidade em termos de empenhamento e imaginação, esta é a principal razão para uma má gestão em termos culturais, que depois tem os seus reflexos voltados para o exterior, os jovens partem em busca de Lisboa porque é lá que encontram um pouco de motivação, imaginação, inovação no fundo CULTURA que é coisa que por aqui vai rareando.
Não podemos abandonar o meio local, não nos podemos dar por vencidos, por isso vamos continuar a dar o nosso contributo na medida do possivel.

6ª QUESTÃO RESPOSTA - A J.S.D. nos ultimos tempos tem mostrado uma pujança invejável, os seus militantes e simpatizantes deixaram de ter aquele receio de outros tempos em se assumir, acha que esse novo tipo de mentalidade significa que alguma coisa está a mudar?

A J.S.D. do Barreiro tem procurado ao longo do tempo ser uma força de intervenção na sociedade barreirense, e tem conseguido graças à sua participação em jornais, rádios locais, associações, etc.. ter Militantes seus um pouco por todo o lado, de um modo participativo e interventivo com a máxima responsabilidade. É certo que crescemos muito e mais rápidamente do que antes em termos de numero de Militantes nos ultimos anos, mas já antes se fazia sentir de forma determinante a nossa presença.
Não posso deixar de relembrar o brilhante trabalho e empenho dos Presidentes que me antecederam, o Paulo Freitas e o João Azevedo, e as suas equipas dirigentes, e ao longo dos anos os Militantes anonimos no seu empenho pela construção de uma J.S.D. cada vez mais viva e liderante. Se eles não tivesse semeado com o seu trabalho, nunca seria possivel estar-mos hoje aqui a construir um futuro diferente para os jovens do Barreiro.
A J.S.D. é sobretudo uma força construtiva interessada em melhorar as condições de vida dos mais carenciados e defender os direitos dos jovens, e assim o temos feito ao longo dos tempos, custe o que custar.
Para nós um Jovem é um Jovem! O Jovem é importante independentemente da sua cor ou credo, e muito mais importante se torna quando ele se nos dirige e procura ajuda ou conselho para esta ou aquela questão, como tem acontecido nos ultimos tempos com mais regularidade, e com problemas concretos como por exemplo alguns abusos a que alguns jovens estão a ser alvo, e que a seu tempo vão merecer um tratamento especial e adequado a cada assunto, sem olhar a qual a cor politica responsável por esses ilicitos.
Este ideal de igualdade e de mais justiça social, um ideal primario dum verdadeiro Social democrata, nunca é esquecido e como se sabe temos dado a cara quanto tal é necessário para defender esses ideais que consideramos justos, isto quase sempre contra os interesses de uma meia duzia de individualidades que não são mais do que oportunistas pregando moralidade e praticando abusos neste ou naquele sector. E nem algumas figuras do P.S.D. escapam dessa nossa analise, pois somos independentes a esse tipo de jogos palacianos de bastidores!
É com acções como esta Exposição que nos afirmamos em termos de liderança e aproveitamos para encaminhar mais jovens para o trilho da cultura com um pouco mais de certeza nos seus objectivos futuros.

7ª QUESTÃO RESPOSTA - Esta geração de Dirigente e Militantes da J.S.D. esta preparada para deixar novas gerações a prosseguir os trilhos da construção de algo diferente, ou é só uma geração que veio, está e vai acabar por partir sem deixar raizes?

A J.S.D. é sim um Organização Politica de Juventude é não esquece esse seu vector temporal, só que ao contrário de outras Organizações é para nós mais importante formar jovens em termos de justiça social e igualdade, porque são essa as nossa linhas mestras de orientação, do que estar a criar futuros homens de "viveiro politico" e lhes estar a fazer aquilo que outros fazem que são "lavagens ao cerebro".
Se algum dia isso acontecder na J.S.D., esta Organização Politica de Juventude adultera as suas caracteristicas e envereda por um caminho que só pode levar á sua minorização no espaço da juventude em Portugal.
A J.S.D. é hoje como uma escola da sociedade democrática, e rege-se por orientações democráticas, e não dogmáticas, aqui tudo é limpido não existem duvidas quanto a esta ou aquela questão, aqui a opinião e o pensamento são livres, por isso existe criatividade e desenvolvimento, por isso existem cabeças talves por isso mesmo se torna mais dificil subir na J.S.D. os degraus da hierarquia interna, pois existe mais concorrencia, e são só os chamados melhores entre os bons que conseguem atingir os mais altos lugares internos. Observo Juventudes Politicas em Portugal onde pessoas sem o minimo de preparação sobem a cargos simplesmente porque não existe mais ninguém e depois dão-se erros clamorosos, de que infelizmente temos alguns exemplos por vezes até caricatos.
A J.S.D. está preparada para enfrentar o futuro com a mesma qualidade, ou até melhores quadros dirigentes que os actuais, e tem hoje um grupo de Deputados na Assembleia da Republica maior do que muitos Grupos Parlamentares, por isso temos também mais Militantes que muitos Partidos Politicos, por todas estas e outras razões somos sem duvida nenhuma neste momento a maior Organização Politica de Juventude em Portugal e uma das maiores da Europa.
Ser J.S.D. chegou incrivelmente a ser moda em Portugal, felizmente que desapareceram essas pessoas e com elas a moda. Hoje já sabem onde pertencem ideologicamente e sabem também que ser jovem Social Democrata não é fácil, exige muita dedicação e acima de tudo ser na realidade Social Democrata.
O futuro da J.S.D. está assegurado estou certo pelos jovens que hoje trabalham comigo na Secção o Barreiro, e por aqueles outros que entram na sede e procuram saber o porque disto e daquilo e se confrontam com a certeza de uma formação tanto politica como social de acordo com as suas convicções.

(Continua...)

Nenhum comentário: