quinta-feira, 7 de junho de 2007

4ª PARTE - ENTEVISTA DADA À JORNALISTA FÁTIMA BRINCA - RUBRICA "NA BERLINDA"

(... Continuação)

11ª QUESTÃO RESPOSTA - Os diversos assuntos que tem vindo a debate publico sobre o Hospital Distrital do Barreiro, importante instituição do Concelho, merecem-lhe algum comentário?

O Hospital Distrital do Barreiro é algo muito importante na vIda deste Concelho e deste Distrito. Observando o actual momento do Hospital verifica-se que é francamente melhor do que à cerca de um ano atrás, no entanto ainda há por corrigir muitas situações que continuam a "carburar" da melhor forma.
Em relação à questão do aparelho de T.A.C. oferecido pelo Dr. Nunes Feijão e respectivo confronto com a Drª Leonor Beleza e consequente paragem de 26 meses, não posso como cidadão deixar de lamentar o facto, mas no entanto, não querendo colocar em causa o grande acto do cidadão e meu grande amigo Dr. Nunes Feijão, aproveito para esclarecer certas duvidas que possam ter ficado cravadas na opinião publica relativamente ao assunto.
Aquela importante e muito cara aparelhagem, foi por ordem expressa do Ministério da Saúde, desmantelada a nível de Instituições Privadas a nivel Nacional, e portanto não se trata de um acto isolado ou pessoal no caso concreto do Barreiro. Estes equipamentos passaram a só poder funcionar em Instituições Estatais e sob autorização expressa dos Directores das Instituições, devido ao valor de custo exageradamente elevado de cada exame, e isto para evitar aproveitamentos abusivos por parte de alguns interessados particulares, devido obviamente a alguns jogos de interesses financeiros que se movimentavam de uma forma abusiva, nomeadamente com a requisição de exames desnecessários, apenas para apresentar sub-facturação, que era suportada directamente pelo Ministério da Saúde.
No que diz respeito ás outras questões estou certo que o P.S.D. vai solicitar informações mais detalhadas, afim de informar convenientemente tanto a Assembleia Municipal, onde o problema foi suscitado, como a toda a população em geral, incluindo obviamente a Comunicação Social.
No que diz respeito à Srª Ministra da Saúde, Drª Leonor Beleza, a J.S.D. continua solidária com as suas posições relativamente a estes assuntos, porque consideramos ser imprescindivel toda a alteração do actual Sistema de Saúde em Portugal, que já se manifestou ineficaz e provocador de graves problemas para a população.
A classe médica é sem duvida uma classe profissional previlegiada ao longo dos tempos, e não tem sabido em alguns casos respeitar os seus mais elementares deveres para com a população.
E realmente a população tem direito a mais e melhores serviços, e também a saber com o que pode contar em termos de saúde publica. As alterações que o Ministério da Saúde, através da Srª Ministra tem vindo a implementar tem verificado indicadores de optima aceitação, nomeadamente através de sondagens onde se nota claramente que a Srª Ministra é popular, e as suas medidas estão a ser entendidas e bem aceites pela população no seu geral, com resultados de popularidade à sua pessoa e ás suas medidas bastante elevados, e quando assim acontece que mais se pode dizer do que afirmar que se cumpre Democracia em termos pluralistas.

12ª QUESTÃO RESPOSTA - As eleições Autarquicas de Dezembro próximo já estão na ordem do dia, a J.S.D. tem já algumas opções tomadas?

As eleições autarquicas a realizar em Dezembro próximo são já um dos temas quentes em todo o Conselho, e obviamente no seio da J.S.D. do Barreiro. quanto a figuras a apresentar não vou aqui apontar nomes, mas existem figuras no Barreiro com capacidade para enfrentar as questões do poder local com frontalidade e capacidade de encontrar soluções para beneficiar o Concelho e a sua população.
Cabe ao P.S.D. escolher os seus candidatos que a seu tempo vão tornar-se do dominio público, temos também entre os nossos quadros jovens, muitas pessoas com capacidade e argumentação para se tornarem também alternativas de escolha para compor as listas candidatas.
Temos presente que a constituição das listas candidatas tem que se fazer com rigor, imparcialidade e transparência, e defendendo primeiro do que todas as condicionantes politicas, os interesses concretos da população do Concelho do Barreiro.
Quando os nomes surgirem poderemos com conhecimento de causa ter a oportunidade de discutir o assunto com mais profundidade.
A J.S.D. é evidente que tem os seus trunfos, tem alguns quadros com capacidade pessoal e técnica, e por certo vai constituir equipas para os diversos Orgãos autarquicos, pois no fundo a J.S.D. é parte do Partido, e com ele trabalha porque um ideal comum une as duas organizações que sem uma interligação perfeita não fariam sentido em existir.
Uma coligação era pessoalmente a minha grande aposta para terminar já com o feudo, no poder autarquico, do P.C.P. no Barreiro, no entanto; sei que neste momento politico essa possibilidade não existe, pois o entendimento é muito dificil entre as forças em presença, no sentido de apoiarem uma figura independente.
Neste caso o perfil do Candidato teria de se enquadrar numa imparcialidade em termos politicos, e essa circunstancia é muito dificil de se concretizar.
Estou plenamente certo de que se esta solução fosse possivel, a maioria autarquica seria profundamente alterada, e o rumo do Concelho do Barreiro determinadamente mais brilhante rumo a um futuro com outro tipo de esperança.

13ª QUESTÃO RESPOSTA - As apostas já conhecidas da oposição para as eleições autarquicas de Dezembro, e o trabalho da oposição no actual mandato que agora termina, merecem-lhe alguma analise?

A oposição actualmente nãao explora essas debelidades da Câmara Municipal do Barreiro, e a politica é no fundo um jogo que tem que ser muito bem jogado, para se conseguirem obter vitorias, deve existir ao longo dos mandatos como que uma prova de regularidade e capacidade de colocação de questões e respectivas soluções que não se observa na actual oposição na sua globalidade, incluindo o papel de oposição do P.S.D..
Por uma lado combatem à esquerda e à direita, como se procurassem os moinhos de Miguel de Cervantes!
Por outro lado muitas e muitas vezes dão a mão em troca de umas migalhas de poder compartido com a maioria!
É no minimo politicamente tragica esta actuação, com resultados directos em termos de falta de credibilidade de oposição efectiva.
Quando existem Deputados Municipais que tão depressa defendem os Empresários e Industriais, como voltam as suas baterias para se mostrarem junto do Proletariado como se observou na última Assembleia Municipal, o resultado só pode ser um: falta de credibilidade e frontalidade junto do eleitorado.
Quando um Partido como o Socialista muda de estrategia como quem muda de camisa, devido às suas caracteristicas locais muito próprias e também pelas constantes mudanças de lider local, e consequentemente de linha programática, ora virando contra a chamada Direita, ora virando contra a chamada Esquerda, esquecendo-se de que o P.S.D. é pelas suas convicções um Partido de Centro-Direita, e deveria ser o seu aliado natural e preferencial nas lutas contra as forças aplidadas de não democráticas, então está esclarecida a duvida sobre a falta de união na oposição.
Quando os Deputados Municipais por vezes defendem questões sem as devidas bases solidas sobre a real situação e como resultado final metem muita "Água", então está esclarecida a duvida sobre a capacidade funcional de alguns para ocuparem o cargo.
É muito dificil conseguir-se assim uma oposição homogenea e coerente, e a força maioritária vai continuar no "TOP" não tanto pela sua capacidade própria mas pela total inoperancia de uma oposição recheada de centralismo e sem objectivos concretos.
Por vezes chego mesmo a pensar que existe cansaço nas bancadas de um e outro lado na Assembleia Municipal, uns por serem maioria à tanto tempo, e sem oposição credivel, e outros por serem minoria à tanto tempo, e sem mostrarem uma capacidade de se assumirem como oposição credivel, e desta forma não conseguirem unir os seus esforços e capacidades, deixando assim a Assembleia Municipal como que esgotada, com uma falta de material palpável no momento actual.
Em relação a outras situações a J.S.D. já se manifestou publicamente de forma inequivoca, nomeadamente em relaação à (não) actuação do Vereador Clarimundo Pereira, pois não podemos ser de maneira alguma colaboracionistas no escamotear dos interesses dos Barreirenses. Tomámos posições que cada vez mais se confirmam terem sido as mais certas para com os acontecimentos.
Temos muita pena que alguns responsáveis não tenham tido a coragem de as assumir nos locais próprios do Partido, mas que vão a seu tempo pagar a factura pela colaboração ao imobilismo agora manifestada.

14ª QUESTÃO RESPOSTA - Sabemos o carinho e estima com que lida com a Comunicação Social, até porque já foi um dos nossos, da nossa familia da Comunicação Social, mas também reconhecemos que tem um feitio pessoal muito especial, e que exige ser respeitado pela Comunicação social, e que muitas vezes podem surgir alguns conflitos. É verdade que existem alguns conflitos? Alguma animosidade?

Todos sabem que tenho uma grande admiração e carinho por todos aqueles que fazem da informação a sua paixão o seu habitat natural, desde o simples tipografo até aos responsáveis máximos de cada Orgão de Comunicação Social.
É verdade que com muito orgulho já fui um dos vossos, e continuou de alguma forma ligado à informação, embora com outras responsabilidades, e quem entra na familia da Comunicação social nunca mais de lá sai, mesmo que temporalmente se tenha que ausentar.
Sei as dificuldades com que lutam à vários niveis, sei o carinho e empenhamento com que trabalham, sei também as amizades e as menos amizades que nessa vida se ganham, mas também sei que vale a pena, vale sempre a pena!
Em traços gerais também estou ciente de que tenho um feitio dificil, mas sei que tem de ser o mais exactos possivel na transmissão das noticias, o mais independentes possivel na sua forma de transmitir a realidade aqueles para quem todos os sacrificios valem a pena, que são os leitores, os ouvinte, o publico em geral.
Lamento muito aqueles que fazem da Comunicação Social uma arma não para servir o publico, mas para servir apenas os seus interesses pessoais e politicos, e ainda lastimo mais quando esses se encontram na Imprensa Regional, escrita ou falada, pois esta é importante sendo a primeira das formas de descentralização e Regionalização e um dos principais vectores do desenvolvimento local.
Nunca tolerei o "Lápis Azul" mas sei que ele existe, continua a existir infelizmente em algumas publicações.
As Rádios Locais são um novo Companheiro de estrada, devem ser vistas com amizade e complemento mas também com muito rigor, ainda mais agora que já estão licenciadas é chegada a altura de trabalhar para uma melhor informação, sem plágios ou outras formas de abuso tão do nosso conhecimento, pois a informação é uma gostosa forma de criatividade, é uma Arte!
Agora com toda a frontalidade tenho que dizer; que não tolero mentiras, calunias e afrontamentos pessoais, vinculados por via de aproveitamento da comunicação social para esses "nojentos" fins. E quando sou colocado perante este tipo de situações, obviamente que vou continuar a reagir dentro da minha forma de sentir, estar e viver a vida...
A informação tem que ser a mola real de todo o sistema social, e como tal tem que ser acarinhada tanto pelo POder Local, como pelo Poder Central, como por todos e cada um dos Portuguêses.
Eu continuo a acreditar em vocês!
Agora que lamento existirem alguns, felizmente poucos, em que não posso acreditar nem tolerar, lá isso há!

15ª QUESTÃO RESPOSTA - O futuro pessoal do João Massapina pode já ser desvendado, em termos de projectos a curto prazo?

Vão se realizar eleições para a Comissão Politica Concelhia do Barreiro da J.S.D. em finais do próximo mês de Março, e já não é novidade que eu afirmei publicamente que pretendo não me voltar a recndidatar para um terceiro mandato.
So o farei caso não surjam alternativas crediveis, ou que eu sinta que possa estar em perigo todo um trabalho desenvolvido até agora.
Acho que posso ser mais util ao P.S.D. e mesmo à J.S.D. tanto a nivel Local como Distrital com a conquista de outras responsabilidades.
Vou no entanto continuar a dar o meu melhor contributo para a consolidação da J.S.D. e do P.S.D. no Barreiro no Distrito de Setúbal e no País.
Existem projectos pessoais para concretizar em termos de Estudo e de regresso inclusivamente à Comunicação Social de onde me surgem convites muito interessantes, e ainda outras surpresas que a seu tempo poderei desvendar.
Existem realmente inumeros projectos pessoais e politicos que quero colocar em marcha, além disso tenho continuado a escrever, para consumo interno diga-se, mas uma escrita que vai ser aproveitada como material de suporte para algumas acções e projectos de futuro.
Vou continuar no fundo a ser aquele Cidadão Interventivo, Irreverente e Irrequieto, que procura sempre melhorar, e fazer com que os outros melhorarem também a cada dia que passa.
É este ideal pessoal e colectivo onde vivo cada dia, de Solidariedade Social e de Igualdade que me leva a continuar a ser, neste momento, convictamente Social Democrata!

Observação: Em Março a quando das Eleições para a Comissão Politica Concelhia do Barreiro da J.S.D. a candidatura apresentada por Carlos Miguel Vitorino foi sufragada, inclusivamente com o meu total apoio pessoal, mas lamentávelmente essa Comissão Politica durou tão somente cerca de 2 meses, por razões de falta de operacionalidade, tendo eu voltado novamente a candidatar-me e a liderar a J.S.D. do Barreiro por mais alguns mandatos, até ao limite de idade dos 30 Anos.

Nenhum comentário: