terça-feira, 5 de junho de 2007

ALGUNS RELACIONAMENTOS J.S.D - J.S. MENOS CORDIAIS

Em 1988 sai de um relacionamento pessoal de cerca de 4 anos com Maria do Ceu Lagarto Dias, pessoa que logo em seguida a eu ter colocado um ponto final no nosso relacionamento, se ligou intimamente a José Augusto Patrão Pereira dos Santos, figura no minimo reputada à época de "tipica", que tinha militado na J.C. (Juventude Centrista), depois passou pelo P.S.D. e como não sentiu grande avontade com a minha liderança na J.S.D., pois ás minhas C.P.C.'s nunca permitiram a sua entrada como Militante, face à sua indefinição politica, deu então um salto para a J.S. (Juventude Socialista) do Lavradio, conjuntamente com a sua nova namorada que entretanto também se passou a sentir pessoalmente mal no seio da J.S.D.
A J.S.D. organizou um coloquio/debate sobre as Eleições Autarquicas de 1999 e a importancia da juventude nas autarquias locais.
Para o efeito foram convidadas todas as organizações politicas de juventude, sem excepção, e no que diz respeito à J.S. do Lavradio, a resposta ao nosso convite não poderia ter sido mais interessante e diga-se mesmo, no minimo original.
Pura e simplesmente o Coordenador da J.S. do Lavradio, era já o José Patrão dos Santos, que do alto da sua já famosa falta de Q.I. respondeu em papel timbrado da Nacional do Partido Socialista; que:

"MEESTOU ALTAMENTE "CAGANDO" PARA O SENHOR E PARA O PARTIDO QUE REPRESENTA"

Fez furor na época esta brilhante actuação, que lhe valeu a imediata saida de Coordenador para além de também merecer honras de destaque em Jornais Nacionais, como o Expresso, e Locais, para além do principio de um relacionamento algo tumultuado entre as estruturas das duas organizações politicas de juventude a nivel Local, Distrital e mesmo a nivel Nacional.
Documentos para consulta em:

http://sol.sapo.pt/photos/massapinaopiniontotal/default.aspx

Este mau estar apenas ficou sanado alguns anos mais tarde, a quando do convite para a minha participação num debate sobre o referendo deliberativo, com a presença por parte da J.S. do meu amigo Dr. António Costa, e que se realizou na sede Distrital do P.S. e da J.S. em Setúbal.

Concluindo:o José Patrão dos Santos acabou por se casar com a Maria do Ceu Dias, tiveram uma filha, por sinal mais bonita que o pai, e divorciaram-se.
Eu continuei Presidente da J.S.D. até ao limite de idade os 30 anos.
Não sei se o José Patrão dos Santos actualmente já Milita no B.E. (Bloco de Esquerda)? Pois com a sua inclinação pessoal para a esquerda poderá talvez um dia acabar politicamente por ai...


COPIA DA CARTA ENVIADA AO COORDENADOR DO PARTIDO SOCIALISTA DO LAVRADIO

Comissão Politica Concelhia do Barreiro
Juventude Social Democrata
Rua Miguel Pais, 39
2830 Barreiro


Referencia: 210/88
Data: 88/11/08


ASSUNTO: Carta do Coordenador da J.S. do Lavradio


Exmº Senhor
Coordenador
Partido Socialista
Secção do Lavradio


Em respeito à amizade pessoal que sempre pautou as relações entre a Secção que dirige e a minha pessoa, venho desta forma enviar para utilizar da forma que considerar mais correcta, cópia da carta que me foi enviada pelo Coordenador da Juventude Socialista do Lavradio, em resposta a um convite para que estivesse presente pessoalmente e em representação da J.S. num COLOQUIO/DEBATE sobre "AUTARQUICAS/89 - UM PROJECTO JOVEM" que vamos levar a efeito no próximo dia 19 de Novembro de 1988.
Analisada a já referida carta/resposta, fiquei preocupado em termos de pensamento democrático, com o futuro da J.S. e do próprio P.S.:

- utilização de papel timbrado da Nacional do Partido Socialista, serve para responder a assuntos da J.S. numa estrutura local.

- falta de respeito aos mais elementares principios da vivencia Social e Democrática, numa Organização que eu considero democrática.

Não vou utilizar esta minha missiva como relatório da minha actividade politico/partidária, mas como responsável actual de três bem distintas estruturas na máquina da J.S.D. e do P.S.D. tenho que afirmar o seguinte:

Como Presidente da C.P.C./J.S.D. Barreiro utilizo o papel timbrado da minha Secção Concelhia.

Como membro da Distrital de Setúbal, utilizo o papel timbrado da Distrital quando assim os factos me obrigam.

Como membro da Distrital de Setúbal do P.S.D., utilizo papel timbrado quando tal é obrigatório nas vinhas funções e tão somente.

Sem pretender minimamente dar lições ou outras quaisqueres lições que são do foro interno do P.S. e da J.S., penso que tal actuação é no minimo GRAVE. Para não comentar a linguagem utilizada.
Pessoalmente está por mim desculpada a J.S. da atitude irresponsável de um seu elemento.
No que diz respeito à C.P.C./J.S.D. do Barreiro, a mesma vai actuar dentro dos principios democráticos que tiver por mais legitimos face ao assunto.
Posso no entanto desde já considerar que esta estrutura se considerou já ofendida com tal atitude, e da agenda da próxima reunião faz parte o assunto das relações J.S.D. - J.S. pós carta do Coordenador do Lavradio.
Os diversos membros da C.P.C. maanifestaram-se já em termos individuais favoráveis de tomada de posição publica do assunto.

Sem mais de momento, certo que este assunto vai merecer da parte de V. Exª a máxima atenção, tal a gravidade do mesmo, espero que as relações de amizade entre as estruturas se mantenham como até este momento independentemente da actuação que por certo vai ser tomada pela C.P.C/J.S.D. do Barreiro.

Junto remeto os meus melhores cumprimentos pessoais e saudações Social Democratas.

O Presidente da C.P.C./J.S.D. do Barreiro
(João Massapina)


Anexo cópia da carta resposta enviada pelo Coordenador da J.S. do Lavradio.

Nenhum comentário: