segunda-feira, 4 de junho de 2007

CONSELHO CONSULTIVO AUTARQUICO DO P.S.D. DO BARREIRO

Carta enviada ao Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia do Barreiro do P.S.D. sobre o funcionamento do Conselho Consultivo Autarquico do Barreiro do P.S.D., em virtude da actuação da C.P.S. para com os Autarcas e em especial para comigo.
Inicia-se nesta data a minha separação efectiva do P.S.D. que se vai acabar por concretizar cerca de 3 anos amis tarde, em virtude do desvirtuamento do P.S.D. e também da minha opção pessoal e politica pelo projecto proposto à data pelo Dr. Manuel Monteiro no então ainda C.D.S., no qual me vim a filiar e a ser seu dirigente e candidato a Deputado à Assembleia Nacional pelo Circulo de Setúbal, tál como já acontecera pelo P.S.D. em 1991.

Copia da carta do P.S.D. livre para total consulta em:

http://sol.sapo.pt/photos/massapinaopiniontotal/default.aspx

José João Massapina Antunes da Silva
Urbanização da Quinta dos Loios
Rua Salgueiro Maia nº 11 - 2º D
Lavradio 2830 Barreiro
Telef. 2020968

Militante nº 150403408


Exmº Senhor
Presidente
Mesa da Assembleia de Secção
do Barreiro
Partido Social Democrata
Rua Miguel Pais nº 39
2830 Barreiro


Barreiro, 23 de Setembro de 1994
Assunto: Assembleia de Secção - Conselho Consultivo Autárquico

Solicito desde já ao Exmº Senhor Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do Barreiro do Partido Social Democrata, que faça publico conhecimento do teor desta minha carta aos Militantes presentes na Assembleia de Secção do Barreiro do P.S.D. de hoje, o que desde já muito agradeço.

Por motivo de reunião da Comissão de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, da Assembleia Municipal do Barreiro, à qual presido, e que decorre no mesmo momento desta Assembleia de Secção, não irei estar presente.

Não posso no entanto deixar de manifestar publicamente algumas questões que se mostram de importancia significativa no relacionamento de e com o P.S.D. do Barreiro.

Desta forma passo a expor o seguinte:

1º Tomei conhecimento, por manifesta sorte; e por via de telefonema efectuado ao Exmº Sr. Presidente da Mesa desta Assembleia de Secção, de que hoje se realizaria uma Assembleia de Secção, nada obriga a enviar convocatória aos Militantes, no entanto acho bastante estranha e curiosa a atitude da C.P.S. do Barreiro ao enviar uma carta, da qual envio cópia anexa, e que recebi ontem mesmo também, e que não me seja indicado no conteudo da mesma ou por convocatória anexa a data da realização da Assembleia, que inclusivamente a mesma faz referencia.
O objectivo do envio da referida correspondencia não tem no meu entendimento nada que vêr com os objectivos indicados na mesma, pois se fosse do interesse da C.P.S. do Barreiro a minha presença, teriam comunicado qual a data da referida reunião, o que como indiquei anteriormente não aconteceu.

2º Foi também com surpresa que recebi a referida carta, uma vez que desde a data da realização das Eleições Autarquicas mais nenhuma comunicação/correspondencia da Secção chegou ás minhas mãos, embora tenha conhecimento por vias externas da realização de algumas reuniões??? de e para Autarcas.

3º Até esta data continuo a aguardar a cobrança das quotas referentes ao corrente ano, eu e largo grupo de Militantes.
Estou desta forma certo da actual boa saude financeira da Secção. A cobrança pela Nacional das quotas pode ser uma solução a adoptar, por forma a regularizar a situação em falta, devido à inoperancia da Secção.

4º Fui eleito nas listas do P.S.D., para a Assembleia Municipal do Barreiro, não me demiti, nem tenciono vir a efectuar essa manobra, tenho cumprido o meu mandato de forma correcta. De tal forma correcta que a própria Secção Concelhia nem quer saber o que acontece nas reuniões da Assembleia Municipal ou nas respectivas Comissões ou qual a actividade desenvolvida para além destas situações.
Nenhuma tomada de posição ou directriz foi até agora transmitida pelo P.S.D. local à minha pessoa com relação a posições a tomar com respeito a este ou aquele assunto. Como Social-Democrata, e uma vez que não existe Coordenação da C.P.S. tenho tomado as posições em consciência, e mantenho-me tranquilo quanto a isso. Exemplo disso foram as eleições para a Area Metropolitana de Lisboa, onde não foi comunicada qualquer posição, e pior ainda, o Barreiro não contou na lista candidata do P.S.D. com nenhum candidato, quando por todos é sabido que o Autarca Francisco Mendes Costa, candidato a Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro nas últimas eleições, é elemento profundamente conhecedor das questões autarquicas e em especial do Concelho do Barreiro.

Muitas mais questões deveria colocar, deixo para melhor oportunidade, no entanto quero ainda alertar para a perda de influencia que a Secção do Barreiro tem vindo a conquistar, claro sem esforço, por parte dos seus ainda resistentes e esforçados dirigentes actuais.

Considerando as atitudes e posições de alguns sobreviventes da C.P.S. eleita à cerca de um ano, e da qual fui seu Vice-Presidente, não consigo entender como a falta de vergonha de alguns desses elementos permite que tenham ainda no pensamento a noção de que representam o P.S.D. no Barreiro enquanto Partido.

Os resultados das últimas Eleições Europeias, a campanha eleitoral não desenvolvida, a postura do Partido face à Sociedade, são imagens da situação doentia a que chegou o P.S.D. do Barreiro, e que a um ano de eleições importantes para o futuro do País e do Partido importa analisar e resolver a curto prazo no Concelho do Barreiro.

O P.S.D. não pode perder no Concelho do Barreiro o espaço politico conquistado ao longo dos anos, e agora esbanjado em meia duzia de meeses devido à incapacidade politica de alguns e à ambição desmedida de outros.

A reflexão deve ser uma base para se lançar o projecto para o futuro do P.S.D. do Barreiro.

Repensar o Partido que temos hoje e que queremos para amanhã!


Saudações Social Democratas

José João Massapina Antunes da Silva

Nenhum comentário: